SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20The need of the education of the power and of the control for the political and social relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

CAIRUS, Raquel  and  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Adolescentes na corda bamba: aspectos psicossociais na relação com a lei. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 275-292. ISSN 2175-1390.

O texto discute os aspectos psicossociais relacionados ao lugar e à identidade de adolescentes em conflito com a lei, à luz da teoria psicossociológica. A construção de identidades estigmatizadas tem uma função social constituída numa relação dialética pautada na diferença. A modernização produz uma massa de marginais que são excluídos das condições de trabalho, restando estratégias de sobrevivência tais como o tráfico e a assistência social. A sociedade e o excluído se sedimentam no discurso de impossibilidades de mudança que reforçam lugares de não pertença. Discute-se a posição do adolescente ante ressignificações sociais e referenciais líquidos, procurando compreender sua trajetória de incursão marginal.

Keywords : Adolescente em conflito com a lei; Marginalidade; Exclusão social; Aspectos psicossociais; Psicossociologia clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )