SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20A necessidade da educação do poder e do domínio para as relações sociais e políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CAIRUS, Raquel  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Adolescentes na corda bamba: aspectos psicossociais na relação com a lei. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 275-292. ISSN 2175-1390.

O texto discute os aspectos psicossociais relacionados ao lugar e à identidade de adolescentes em conflito com a lei, à luz da teoria psicossociológica. A construção de identidades estigmatizadas tem uma função social constituída numa relação dialética pautada na diferença. A modernização produz uma massa de marginais que são excluídos das condições de trabalho, restando estratégias de sobrevivência tais como o tráfico e a assistência social. A sociedade e o excluído se sedimentam no discurso de impossibilidades de mudança que reforçam lugares de não pertença. Discute-se a posição do adolescente ante ressignificações sociais e referenciais líquidos, procurando compreender sua trajetória de incursão marginal.

Palavras-chave : Adolescente em conflito com a lei; Marginalidade; Exclusão social; Aspectos psicossociais; Psicossociologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )