SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20¿La escuela es para pocos?: La positividad de la escuela en el desarrollo psicológico de los alumnos en una visión Vygotskyana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. O método de investigação na psicologia histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 297-313. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste estudo teórico é explicitar os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sobre a constituição e o desenvolvimento histórico do psiquismo humano segundo a psicologia histórico-cultural e o método materialista históricodialético. Apresentam-se os elementos essenciais sobre a constituição e do desenvolvimento histórico do psiquismo humano, explicitam-se as bases metodológicas implícitas no método de investigação e aborda a mediação na constituição da individualidade humana. Os resultados levam-nos a considerar que a superação da compreensão do ser individual pressupõe a compreensão do ser universal, que não pode ser identificado apenas como produto da condição particular própria do processo de culturalização que medeia a condição humana, mas ocorre a partir da apropriação da condição humana constituída histórico-culturalmente. Concebe-se que a compreensão do fenômeno na dimensão histórico-cultural exige uma posição ética e política na organização de ações que criem possibilidades para a superação das condições alienantes instituídas na sociedade contemporânea.

Palabras clave : Psicologia histórico-cultural; Método; Psiquismo humano; Materialismo histórico dialético; Mediação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )