SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20A escola é para poucos?: A positividade da escola no desenvolvimento psicológico dos alunos em uma visão Vygotskyana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. O método de investigação na psicologia histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 297-313. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste estudo teórico é explicitar os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sobre a constituição e o desenvolvimento histórico do psiquismo humano segundo a psicologia histórico-cultural e o método materialista históricodialético. Apresentam-se os elementos essenciais sobre a constituição e do desenvolvimento histórico do psiquismo humano, explicitam-se as bases metodológicas implícitas no método de investigação e aborda a mediação na constituição da individualidade humana. Os resultados levam-nos a considerar que a superação da compreensão do ser individual pressupõe a compreensão do ser universal, que não pode ser identificado apenas como produto da condição particular própria do processo de culturalização que medeia a condição humana, mas ocorre a partir da apropriação da condição humana constituída histórico-culturalmente. Concebe-se que a compreensão do fenômeno na dimensão histórico-cultural exige uma posição ética e política na organização de ações que criem possibilidades para a superação das condições alienantes instituídas na sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Psicologia histórico-cultural; Método; Psiquismo humano; Materialismo histórico dialético; Mediação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )