SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20O método de investigação na psicologia histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humanoEnsinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A escola é para poucos?: A positividade da escola no desenvolvimento psicológico dos alunos em uma visão Vygotskyana. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 315-328. ISSN 2175-1390.

Na minha prática profissional, na área de Psicologia Escolar, deparo-me, a todo instante, com alunos que não estão conseguindo aprender e que têm demonstrado sofrimento em relação a isso. Diante de tal fato, tracei como objetivo deste artigo discutir acerca da necessidade de compreendermos a importância da escola no desenvolvimento psicológico dos alunos, tomando como referência os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que se fundamenta no marxismo. O texto será guiado pela história do Vitor e Daniele, que, muito cedo, compreendem que a escola é para poucos. Para a discussão, apresento, em um primeiro momento, aspectos da questão metodológica na Escola de Vygotsky e, em seguida, pontos que demonstram a relação entre apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento das funções psicológicos superiores. Na conclusão do texto, defendo a ideia de que todos os alunos devem ter acesso ao conhecimento científico para se humanizarem.

Palavras-chave : Desenvolvimento psicológico; Escola; Psicologia escolar; Psicologia histórico-cultural; Marxismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )