SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20A escola é para poucos?: A positividade da escola no desenvolvimento psicológico dos alunos em uma visão VygotskyanaA formação docente na perspectiva histórico-cultural: em busca da superação da competência individual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MELLO, Suely Amaral. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 329-343. ISSN 2175-1390.

Neste artigo, a partir do método de investigação da psicologia histórico-cultural e sua concepção sobre a formação e o desenvolvimento do psiquismo humano, procuro refletir sobre o sentido que o sujeito atribui às apropriações que realiza, condicionado pela relação que estabelece com o objeto em processo de apropriação. Essa relação é mediada pelas experiências que o sujeito acumula ao longo de sua vida e implica concretamente na unidade afetivo-cognitivo. Sendo a escrita um instrumento cultural complexo, de cuja apropriação depende o acesso do sujeito a parcela importante da herança cultural da humanidade - essencial para a reprodução das qualidades humanas em cada ser humano -, sua apropriação é elemento essencial no processo ontogenético de humanização por que passam todos os seres humanos. Diante desses pressupostos, discuto os riscos da apropriação da escrita quando esta acontece de forma alienada, ou seja, quando o sentido atribuído à escrita, pelo sujeito que dela se apropria, foge de sua função social. Discuto também algumas possibilidades de realização de seu ensino e aprendizagem de modo a criar condições adequadas para sua efetiva apropriação.

Palavras-chave : Linguagem escrita; Sentido; Teoria histórico-cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )