SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Algumas questões para se pensar cultura política no BrasilAscensão e queda do novo "Oásis Catalão" (1980-2010): uma perspectiva institucional da organização política da Catalunha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Mapeamento de elites políticas em regiões amazônicas. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 29-44. ISSN 2175-1390.

O artigo parte da teoria de elite, usando os autores clássicos e contemporâneos, desenvolvendo contornos teórico-metodológicos para a identificação de grupos políticos em cinco regiões do estado do Pará (porção oriental da Amazônia brasileira). Tenta construir uma caracterização das elites regionais, através da combinação metodológica (métodos de posição e reputação) e da dinâmica socioeconômica e espacial das regiões para demonstrar a necessidade dessa combinação para demarcação de elites políticas. Parte de dados secundários, entrevistas livres e aplicação de questionário, cujos resultados gerados possibilitaram traçar um perfil das elites a partir de um ranking de nomes que permitiram concluir que tais elites são dependentes dos recursos naturais e das relações com as esferas estatais.

Palavras-chave : Elites políticas; Região; Posição; Reputação; Decisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português