SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Mapeamento de elites políticas em regiões amazônicasPolíticas do desejo na atualidade: a psicanálise e a homoparentalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GONZALEZ, Juan Miguel Rosa  e  ANEZ, Miguel Eduardo Moreno. Ascensão e queda do novo "Oásis Catalão" (1980-2010): uma perspectiva institucional da organização política da Catalunha. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 45-58. ISSN 2175-1390.

O texto analisa, sob o prisma do neo-institucionalismo, aspectos centrais do cenário político e social da Catalunha - comunidade autônoma da Espanha - desde 1980 até a atualidade, período politicamente excepcional na história dessa região pela recuperação, após a ditadura franquista, das suas senhas de identidade e instituições políticas de autogoverno. O trabalho foca os processos pelos quais se produziu na Catalunha a institucionalização de crenças, normas sociais e modelos de atuação política que além de marcar a evolução política da sociedade catalã e do seu sistema de partidos, permitiram a solidificação de um catalanismo sociológico de grande abrangência. Tomando como base os pressupostos teóricos principais do neo-institucionalismo de abordagem sociológica, são identificados elementos normativos, reguladores e cultural-cognitivos nos processos de institucionalização observados, assim como alguns dos principais processos coercitivos, normativos e miméticos pelos que se deu a reprodução social de comportamentos e atitudes durante este período particular da história da Catalunha.

Palavras-chave : Catalunha; Catalanismo; Política; Instituições; Neo-institucionalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português