SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Auge y caída del nuevo "Oasis Catalán" (1980-2010): una perspectiva institucional de la organización política de CataluñaBaños, travestis, relaciones de g énero y diferencias en el cotidiano de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

ARAN, Márcia. Políticas do desejo na atualidade: a psicanálise e a homoparentalidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 59-72. ISSN 2175-1390.

Tendo como referência o debate atual sobre a homoparentalidade, este artigo pretende refletir em que medida alguns argumentos psicanalíticos acabam por reinstaurar a heteronormatividade, principalmente através de noções tais como “diferença de sexos” e a “dupla referência identitária”. Para isto, dois argumentos serão problematizados: o primeiro diz respeito à necessidade da preservação da instituição “família” - heterossexual - como célula base da sociedade, resistindo ao reconhecimento de outras formas de vida familiar; o segundo, a necessidade de preservar “o simbólico”, leia-se a “diferença sexual”, como condição da cultura, sem que se concebam outras possibilidades de simbolização. Finalmente propõe-se deslocar a noção de alteridade da noção de diferença sexual na psicanálise para que esta não fique restrita a um modelo aprisionante das relações sociais e possa reinventar uma nova concepção da diferença.

Palabras clave : Homoparentalidade; Diferença sexual; Psicanálise; Alteridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués