SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Ascensão e queda do novo "Oásis Catalão" (1980-2010): uma perspectiva institucional da organização política da CatalunhaBanheiros, travestis, relações de gênero e diferenças no cotidiano da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ARAN, Márcia. Políticas do desejo na atualidade: a psicanálise e a homoparentalidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 59-72. ISSN 2175-1390.

Tendo como referência o debate atual sobre a homoparentalidade, este artigo pretende refletir em que medida alguns argumentos psicanalíticos acabam por reinstaurar a heteronormatividade, principalmente através de noções tais como “diferença de sexos” e a “dupla referência identitária”. Para isto, dois argumentos serão problematizados: o primeiro diz respeito à necessidade da preservação da instituição “família” - heterossexual - como célula base da sociedade, resistindo ao reconhecimento de outras formas de vida familiar; o segundo, a necessidade de preservar “o simbólico”, leia-se a “diferença sexual”, como condição da cultura, sem que se concebam outras possibilidades de simbolização. Finalmente propõe-se deslocar a noção de alteridade da noção de diferença sexual na psicanálise para que esta não fique restrita a um modelo aprisionante das relações sociais e possa reinventar uma nova concepção da diferença.

Palavras-chave : Homoparentalidade; Diferença sexual; Psicanálise; Alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português