SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Políticas do desejo na atualidade: a psicanálise e a homoparentalidadeCorpo, gênero e identidade em Madame Satã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CRUZ, Elizabete Franco. Banheiros, travestis, relações de gênero e diferenças no cotidiano da escola. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 73-90. ISSN 2175-1390.

Em qual banheiro uma travesti deve “fazer xixi” na escola? No banheiro dos meninos? No banheiro das meninas? Esta questão, presente no cotidiano das escolas e relatada em aulas do curso de especialização em gestão educacional por diretores(as) da rede estadual de ensino de São Paulo é o fio que puxa as problematizações deste artigo. Entrelaçando os relatos dos diretores e diretoras, pistas do filme Transamérica, textos sobre relações de gênero e algumas ideias do filósofo francês Michel Foucault desenho um mosaico de reflexões que convidam à desconstrução de uma perspectiva binária e fundamentacionalista que hegemonicamente domina fazeres e saberes sobre as identidades de gênero no cotidiano e deixo o convite para a (re)invenção de novos modos de tessitura dos sujeitos e das relações no interior da escola.

Palavras-chave : Travestis; Relações de gênero; Cotidiano da escola; Identidades trans; Poder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português