SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Corpo, gênero e identidade em Madame SatãDa medida protetiva à socioeducativa: o registro da (des)proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ALTOE, Sônia; SILVA, Magali  e  PINHEIRO, Bruna Soares. A inconstância dos laços afetivos na vida das crianças e adolescentes abrigados. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 109-122. ISSN 2175-1390.

O artigo propõe uma reflexão sobre as práticas institucionais de abrigos, no que concerne às múltiplas transferências pelas quais passam as crianças e adolescentes, considerando nossa experiência de atendimento clínico psicanalítico com essa clientela. Propõe-se essa reflexão a partir da noção de desamparo considerada por Freud como estrutural ao aparelho psíquico. O desamparo é inerente à situação de dependência em que o bebê humano nasce, conduzindo à necessidade de comunicação e à construção de um aparelho psíquico, o que se faz na relação da criança com outras pessoas. Selecionamos alguns casos para exemplificar a especificidade desta clientela e os desafios jurídicos e operacionais suscitados pela mesma. Investigamos em que sentido a situação de vulnerabilidade social em que se encontram, com relações afetivas instáveis e referências familiares frágeis, relaciona-se com o desamparo fundamental.

Palavras-chave : Abrigamento; Crianças; Adolescentes; Desamparo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português