SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Da medida protetiva à socioeducativa: o registro da (des)proteçãoA sociedade capitalista de consumo e seus efeitos sobre a identidade: uma abordagem macro cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Nelson Pedro  e  GRANER-ARAUJO, Renata Cristina. O adolescente, tráfico de drogas e função paterna. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 141-158. ISSN 2175-1390.

O envolvimento de adolescentes como trabalhadores no tráfico de drogas ilícitas têm aumentado nas últimas décadas, no Brasil, e quiçá no mundo, tornando-os vítimas e igualmente autores de ações violentas relacionadas a essa atividade. Diante do exposto, realizamos pesquisa - de que ora apresentamos alguns resultados, no presente artigo - sobre tais sujeitos. Basicamente, tivemos a pretensão de compreender se eles tiveram, ao longo de sua história, referências de autoridade que contribuíram para a sua entrada nesse ramo. Os adolescentes escolhidos foram os pertencentes às camadas sociais de baixa renda e que trabalhavam no tráfico. Realizamos entrevistas/conversas com tais sujeitos e as analisamos conforme a perspectiva da psicanálise extramuros. Concluímos que, para eles, tal atividade é um dos caminhos possíveis, em nossa sociedade, para conquistarem reconhecimento social e sentimento de pertença ao mundo adulto e à sociedade de consumidores.

Palavras-chave : Adolescentes; Tráfico de drogas; Trabalho infanto-juvenil; Autoridade; Função paterna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português