SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21El adolescente, tráfico de drogas y función paterna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

GUITART, Moises Esteban. A sociedade capitalista de consumo e seus efeitos sobre a identidade: uma abordagem macro cultural. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.21, pp. 159-170. ISSN 2175-1390.

De acordo com a psicologia macro-cultural, devemos identificar os fatores macro-culturais (instituições sociais, artefatos e conceitos) a fim de compreender o fenômeno psicológico. O objetivo deste estudo é descrever os modos de vida e de identidade que o capitalismo atual produz o enquanto fator macro-cultural. Entendemos que o sistema econômico e social do capitalismo em que a produção, distribuição e consumo dos produtos dependem do investimento de capital privado para o lucro em mercados livres. Entendemos por identidade os jogos de ferramentas culturais que que as pessoas usam para se definir. Conclui-se que o capitalismo de consumo pode estimular um estilo de vida individualista, a concorrência, a propriedade privada, a instabilidade ou vida livre, valores hedonistas e o culto do aparente ou superficial. Traços de personalidade que poderiam explicar o atual aumento de transtornos mentais como ansiedade, estresse ou depressão.

Palabras clave : Capitalismo; Identidade; Consumismo; Psicologia política; Psicologia macro-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés