SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Ideologia e transgressãoPsicologia, violência contra mulheres e feminismo: em defesa de uma clínica política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ROTTENBACHER, Jan Marc; ESPINOSA, Agustín  e  MANUEL MAGALLANES, José. Analisando o preconceito: bases ideológicas do racismo, do sexismo e da homofobia em uma amostra de habitantes da cidade de Lima - Peru. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.22, pp. 225-246. ISSN 2175-1390.

Este estudo analisa a relação entre a ideologia política e diversas manifestações de preconceito em una amostra de habitantes da cidade de Lima (N = 199). As variáveis estudadas são: a Intolerância à Incerteza e a Ambiguidade, a Posição Esquerda/Direita, o Autoritarismo da Ala Direita (RWA), a Orientação para a Dominância Social (SDO), a Homofobia, o Sexismo Ambivalente e o Preconceito contra minorias étnicas amazônicas. Dois modelos de equações estruturais foram propostos. Um deles apresentou um melhor grau de ajuste e propõe que a Intolerância à Incerteza e a Ambiguidade influem sobre o RWA e a SDO. Desta forma, RWA e SDO influem sobre as diversas expressões de preconceito. No entanto, o RWA contrastado com a SDO, apresenta una melhor capacidade preditiva com respeito às diversas formas de preconceito. A discussão final propõe que no Perú é razoável utilizar um enfoque ideológico multidimensional, assim como a proposta do conservadorismo como cognição social motivada para compreender o preconceito e a estereotipia negativa direcionada a grupos percebidos como ameaçantes ou de baixo status. Indivíduos com maior tendência para o autoritarismo de direita e o conservadorismo, tenderiam a perceber a estes grupos como ameaças para a ordem social tradicionalmente estabelecida.

Palavras-chave : Preconceito; Ideologia política; Autoritarismo; Dominância social; Conservadorismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )