SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Psicologia, violência contra mulheres e feminismo: em defesa de uma clínica políticaAs formas do "fazer psi" e a constituição das políticas públicas associadas à diversidade sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PERES, William Siqueira  e  TOLEDO, Lívia Gonsalves. Dissidências existenciais de gênero: resistências e enfrentamentos ao biopoder. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.22, pp. 261-277. ISSN 2175-1390.

Este artigo aborda questionamentos sobre a normatização dos sexos, gêneros, desejos e práticas sexuais a partir do surgimento de novas identidades sexuais que podem ser classificadas como queer - travestis, transexuais e transgêneros. Problematiza, ainda, como os modos de subjetivação normatizados e as instituições hegemônicas marginalizam tais formas de existências, na imensa dificuldade do encontro com o estranho, o diferente e o inusitado. Buscamos com essas análises, que possam ser criados dispositivos para diminuir as intensidades de discriminação, estigmatização, violência e exclusões vividas e que são tão frequentes nos relatos dos(as) dissidentes das normativas heterossexuais de gênero sobre suas experiências nas relações sociais.

Palavras-chave : Travesti; Transexual; Transgênero; Identidade de gênero; Queer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )