SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Dissidências existenciais de gênero: resistências e enfrentamentos ao biopoderModernidade e comunidades tradicionais: memória, identidade e transmissão em território quilombola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DETONI, Priscila Pavan; MARQUES, Daiane Maus; SOARES, Lissandra Vieira  e  NARDI, Henrique Caetano. As formas do "fazer psi" e a constituição das políticas públicas associadas à diversidade sexual. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.22, pp. 279-294. ISSN 2175-1390.

Este artigo discute o fazer psicológico face à constituição das políticas públicas voltadas à diversidade sexual. Desta forma, utilizamos o conceito de governamentalidade para entender como vem se produzindo as regulamentações/intervenções do Estado e as transformações do dispositivo da sexualidade, seguindo a perspectiva foucaultiana. Percorremos brevemente a história da Psicologia com o objetivo de contextualizar a emergência de suas práticas e a relação com a constituição de subjetividades no que tange as políticas publicas associadas à diversidade sexual. Por fim, são feitos alguns apontamentos acerca do redimensionamento das práticas e teorias que atravessam e constituem a Psicologia frente às novas proposições governamentais e não governamentais dirigidas à diversidade sexual.

Palavras-chave : Psicologia; Políticas públicas; Diversidade sexual; Governamentalidade; Heteronormatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )