SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Las formas del "hacer psy" y la constituicíon de las politicas publicas asociadas a la diversidad sexualHistorias de pescadores: un estudio con los ribereños desalojados por una central hidroeléctrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

VALENTIM, Renata Patricia Forain de  y  TRINDADE, Zeidi Araújo. Modernidade e comunidades tradicionais: memória, identidade e transmissão em território quilombola. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.22, pp. 295-308. ISSN 2175-1390.

Tendo como foco o lugar de encontro entre populações tradicionais e as forças culturais modernizantes, o objetivo geral do estudo foi o de circunscrever, entre a população de quilombolas ainda residente na chamada região do Sapê, ao norte do Espírito Santo, as formas representacionais mnêmicas tradicionalmente relacionadas ao grupo; identificar seu papel na articulação e conformação dos novos conteúdos trazidos pela modernidade; investigar o arranjo que possibilita formular a identidade neste meio e relacionar as representações deste passado compartilhado às mudanças ambientais e sociais que recentemente impactaram a sua região. Ao todo 21 participantes, homens e mulheres de três gerações e ainda residentes nas comunidades compuseram o estudo. Para coleta dos dados foi utilizado um roteiro semi-estruturado de entrevista e os resultados obtidos, interpretados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo.

Palabras clave : Memória social; Identidade; Transmissão; Quilombolas; Populações tradicionais.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )