SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22Histórias de pescadores: estudo com ribeirinhos desalojados por uma hidrelétricaA concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PACHECO, Reinaldo Tadeu Bosco. A política educacional como espetáculo: a construção dos Centros Educacionais Unificados em São Paulo. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.22, pp. 329-343. ISSN 2175-1390.

As contradições com relação ao acesso a direitos sociais e as formas de apropriação do espaço urbano são evidentes na cidade de São Paulo. Por meio de uma análise do papel do Estado na sociedade contemporânea, busca-se verificar o alcance e significado da política educacional implementada a partir da construção dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), grandes complexos nos quais são oferecidos à população o acesso à educação formal, bem como às diversas práticas culturais, esportivas e de lazer. O Estado, estrutura política integrante do sociometabolismo do capital, é incapaz de impedir a desigualdade e as formas de segregação sociais. As políticas educacionais, dessa forma, tem sido incapazes de oferecer possibilidades de construção da igualdade e a arquitetura educacional foi o grande espetáculo oferecido à população, sem alterar significativamente a qualidade da escola pública municipal.

Palavras-chave : Política educacional; Ensino público; Sociologia educacional; Lazer; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )