SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número22A política educacional como espetáculo: a construção dos Centros Educacionais Unificados em São PauloPasse livre já: participação política e constituição do sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MARTINS, Lígia Márcia  e  RABATINI, Vanessa Gertrudes. A concepção de cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar. Rev. psicol. polít. [online]. 2011, vol.11, n.22, pp. 345-358. ISSN 2175-1390.

Este trabalho analisa a concepção de cultura em Vigotski, procurando apresentar a ideia de cultura na obra desse autor para, a partir dela, destacar a importância do ensino escolar no desenvolvimento dos indivíduos. A influência da cultura sobre o desenvolvimento psicológico foi estudada por esse autor a partir da análise do processo de emprego de signos como meios auxiliares das funções psíquicas, transformando-as de funções espontâneas em funções voluntárias. As funções psíquicas mediadas pelo uso dos signos existentes na cultura foram consideradas como funções superiores por Vigotski, sendo assim, imprescindíveis para o desenvolvimento dos indivíduos. A cultura para este autor é produto das leis históricas determinadas pelas condições concretas da existência humana e, assim sendo, o homem nessa perspectiva produz cultura, mas também é fruto das relações sociais, que são internalizadas por ele e que se expressam na forma de funções psíquicas.

Palavras-chave : Vigotski; Cultura; Signo; Natureza social do psiquismo; Função psíquica superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )