SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23The new critical nihilists and the reversal of public school culture values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. A crítica da psicologia e a tarefa da crítica na psicologia. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 13-26. ISSN 2175-1390.

Esse artigo coloca em discussão a necessidade de aprofundarmos a crítica da Psicologia como ciência, desvelando seus compromissos ideológicos com as demandas postas pelo desenvolvimento do capitalismo e, ao mesmo tempo, desenvolvermos o pensamento crítico na Psicologia. Tomando como fundamento o materialismo histórico dialético são apresentados e discutidos os principais elementos que devem ser contemplados pelo pensamento crítico: a reflexão dialética; a crítica do conhecimento; a denúncia da degradação, da alienação e da heteronomia humana nas condições postas pelo capitalismo e a possibilidade de ser utilizado como um instrumento no processo de transformação social. A incorporação desses elementos pode orientar o processo de constituição de conhecimentos psicológicos capazes de fornecer respostas mais satisfatórias as questões da relação dialética entre indivíduo e sociedade e das possibilidades de emancipação humana na sociedade moderna.

Keywords : Pensamento crítico; Psicologia; Materialismo histórico dialético; Marxismo; Emancipação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )