SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23Psychology criticism and the task of criticism in psychologyPolitical participation, cultural manifestations and mechanisms of resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

AMARAL, Monica G. T. do. Os novos críticos niilistas e a transvaloração dos valores da cultura escolar na escola pública. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 27-40. ISSN 2175-1390.

O artigo analisa em que medida as culturas juvenis podem constituir-se em um "campo de possibilidades" para refletir não apenas sobre as formas de protesto juvenil na metrópole, mas também sobre o próprio processo de construção das identidades do adolescente no mundo contemporâneo. Sustenta-se que a etnografia do olhar - dirigida às manifestações eróticas polisensoriais da juventude - permite o surgimento de verdadeiras "prototeorias" capazes de constituir-se em momentos de ruptura de campo, a partir dos quais parece emergir uma crítica contemporânea à razão predominante no universo escolar. A partir de uma experiência de intervenção em uma instituição pública de ensino - em que se compatibilizaram as experiências de professores, alunos, pais e psicanalistas - buscou-se depreender um método de investigação capaz de articular a "eróptica" de Canevacci, uma etnografia que combina o olhar e a dimensão erótica, tal como sustentados por Bataille, e o método psicanalítico, concebido como ruptura de campo por Herrmann.

Keywords : Culturas juvenis; Etnografia do olhar; Ruptura de campo; Eróptica; Atos analíticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )