SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Os novos críticos niilistas e a transvaloração dos valores da cultura escolar na escola públicaFóruns comunitários: uma estratégia de construção participativa do desenvolvimento local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PARISI, Elio Rodolfo  e  PAGNONE, Marina Cuello. Participação política, manifestações culturais e mecanismos de resistência. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 41-58. ISSN 2175-1390.

O exercício da democracia exige modalidades de participação política que nem sempre circunscritas às formas convencionais. O artigo oferece um panorama histórico do estudo da participação política, suas definições e classificações, bem como as modificações que o conceito sofreu. Depois, os elementos culturais envolvidos na participação são tratados, com o objetivo de analisar certos movimentos sociais latino-americanos. Destes, é resgatado sua capacidade de tornar-se movimentos de resistência, analisando as características das identidades que eles forjam. Por fim, resume os mais importantes movimentos sociais da América do Sul e seu impacto histórico e atual na vida política e democrática da região.

Palavras-chave : Participação; Política; Resistência; Cultura; Identidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )