SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23Political participation, cultural manifestations and mechanisms of resistanceEmpowerment and social control: an analysis of the users participation on the Fourth National Conference on Intersectorial Mental Health in Natal (RN) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

LIMA, Deyseane M. A.; SA, Ticiana Santiago de  and  PINHEIRO, Ângela de Alencar Araripe. Fóruns comunitários: uma estratégia de construção participativa do desenvolvimento local. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 59-70. ISSN 2175-1390.

O artigo discute a experiência de realização dos fóruns Comunitários promovidos pelas Raízes de Cidadania em duas comunidades do município de Fortaleza (Mucuripe e Conjunto Palmeiras) como uma proposta democrática de desenvolvimento comunitário através da participação social. A realização dos mesmos é uma iniciativa das políticas públicas de atenção e proteção social básica do município que visam uma integração das políticas e dos atores sociais na pactuação de ações com o foco na participação e emancipação pessoal e comunitária. A análise da proposta metodológica dos fóruns, desenvolvida através de uma pesquisa-ação, destaca a importância da integração do Estado e da Sociedade Civil no desenvolvimento de práticas dialógico-participativas em âmbito municipal e comunitário, tarefa vivida pelos atores sociais em estudo, como um desafio político e metodológico realidade que apontou para a necessidade de esclarecimento dos profissionais e gestores acerca da metodologia em estudo.

Keywords : Participação; Políticas públicas; Comunidade; Democracia; Emancipação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )