SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Participação política, manifestações culturais e mecanismos de resistênciaEmpoderamento e controle social: uma análise da participação de usuários na IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial em Natal (RN) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LIMA, Deyseane M. A.; SA, Ticiana Santiago de  e  PINHEIRO, Ângela de Alencar Araripe. Fóruns comunitários: uma estratégia de construção participativa do desenvolvimento local. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 59-70. ISSN 2175-1390.

O artigo discute a experiência de realização dos fóruns Comunitários promovidos pelas Raízes de Cidadania em duas comunidades do município de Fortaleza (Mucuripe e Conjunto Palmeiras) como uma proposta democrática de desenvolvimento comunitário através da participação social. A realização dos mesmos é uma iniciativa das políticas públicas de atenção e proteção social básica do município que visam uma integração das políticas e dos atores sociais na pactuação de ações com o foco na participação e emancipação pessoal e comunitária. A análise da proposta metodológica dos fóruns, desenvolvida através de uma pesquisa-ação, destaca a importância da integração do Estado e da Sociedade Civil no desenvolvimento de práticas dialógico-participativas em âmbito municipal e comunitário, tarefa vivida pelos atores sociais em estudo, como um desafio político e metodológico realidade que apontou para a necessidade de esclarecimento dos profissionais e gestores acerca da metodologia em estudo.

Palavras-chave : Participação; Políticas públicas; Comunidade; Democracia; Emancipação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )