SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23Community forums: a strategy for building participatory local developmentInitial commentary on psychiatry of development: in the childhood future deviation is corrected author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ARRAES, Ana Karenina de Melo et al. Empoderamento e controle social: uma análise da participação de usuários na IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial em Natal (RN). Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 71-85. ISSN 2175-1390.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla acerca das estratégias de empoderamento de usuários no campo da saúde mental no nordeste brasileiro. Discute-se aqui a participação dos usuários no controle social no contexto das etapas locais da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial em Natal (RN). Para tanto, realizaram-se observações participantes e entrevistas com usuários que subsidiaram a construção de analisadores, quais sejam: 1) Estrutura da conferência; 2) Os espaços de debate; 3) A atuação das associações; e 4) A tutela dos usuários. De modo geral, os resultados indicam uma participação restrita na construção do processo de conferências como um todo, o que remete à ausência de formação política e incentivos à participação do usuário como ator fundamental no exercício do controle social e nos espaços cotidianos de debates acerca do processo de reforma psiquiátrica e da política de saúde mental.

Keywords : Controle social; Saúde mental; Empoderamento; Participação política; Conferência de Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )