SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Empoderamento e controle social: uma análise da participação de usuários na IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial em Natal (RN)A mortalidade nos manicômios da região de Sorocaba e a possibilidade da investigação de violações de direitos humanos no campo da saúde mental por meio do acesso aos bancos de dados públicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

NASCIMENTO, Maria Livia do; COIMBRA, Cecília Maria Bouças  e  LOBO, Lilia Ferreira. Anotações iniciais sobre a psiquiatria do desenvolvimento: "é de pequeno que se torce o pepino". Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 87-103. ISSN 2175-1390.

O artigo visa discutir alguns dos 16 projetos que fazem parte do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD). Tomando como analisador as tecnologias de prevenção, buscamos colocar em análise determinadas práticas da psiquiatria no contemporâneo. Para tanto, tomamos as considerações de Foucault sobre biopoder, a partir de sua vertente medicalizante, que naturaliza as noções de vulnerabilidade e de risco, frequentes nas políticas ditas de assistência. A utilização da noção de prevenção como uma ferramenta possibilita trazer um debate éticopolítico das propostas do INPD, apontando-as como práticas de governo da vida, que se apresentam como eficientes e verdadeiras por serem científicas.

Palavras-chave : Infância; Prevenção; Psiquiatria do desenvolvimento; Governamentalidade; Biopoder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )