SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue23Initial commentary on psychiatry of development: in the childhood future deviation is corrected"Minority groups": form and organicity of the (so-called) solidary enterprises author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

GARCIA, Marcos Roberto Vieira. A mortalidade nos manicômios da região de Sorocaba e a possibilidade da investigação de violações de direitos humanos no campo da saúde mental por meio do acesso aos bancos de dados públicos. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 105-120. ISSN 2175-1390.

A saúde pública, as relações de poder e as instituições totais vem sendo alguns dos objetos de análise privilegiados no campo da Psicologia Política brasileira O presente artigo visa apresentar os resultados finais de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar a mortalidade nos hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba no período entre 2004 e 2011 e a repercussão gerada pela divulgação de resultados parciais desta pesquisa, que mobilizou entidades públicas e da sociedade civil na investigação da situação dos internos de manicômios da região, apontando diversas situações de violação de seus direitos humanos. A utilização do DATASUS (banco de dados do Sistema Único de Saúde) revelou-se um importante instrumento de investigação de possíveis situações de violação dos direitos humanos destes pacientes, possibilitando a superação das dificuldades de realização de pesquisas in loco em instituições totais, como é o caso dos manicômios da região, e ajudando no fortalecimento do poder de argumentação dos movimentos sociais que lutam pela reforma psiquiátrica.

Keywords : Mortalidade; Hospitais psiquiátricos; Reforma psiquiátrica; Saúde mental; Sorocaba.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )