SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23A mortalidade nos manicômios da região de Sorocaba e a possibilidade da investigação de violações de direitos humanos no campo da saúde mental por meio do acesso aos bancos de dados públicosA psicologia e a judicialização dos casos de violência sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MEIRA, Fabio Bitencourt. "Grupos minoritários": forma e organicidade dos empreendimentos (ditos) solidários. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.23, pp. 121-137. ISSN 2175-1390.

O artigo adota referencial teórico da Psicologia Social de Eugène Enriquez para discutir a organização de empreendimentos de economia solidária (EES). Essas organizações são nomeadas "autogestionárias" porque supostamente produzem em bases democráticas contrariando pressões do entorno capitalista. O objetivo é apreender sua forma e organicidade diante de tais pressões. A construção de vínculos sociais grupais que potencializem a gestão democrática é alvo de análise. A tese central do artigo é que por meio do conceito enriqueziano "grupo minoritário" é possível compreender os dilemas implicados. A forma do grupo minoritário parece expressar coerentemente a forma dos EES, seus problemas e dificuldades. Conclui-se que a trajetória dos EES pode ser pensada como evolução do grupo a uma organização, num processo algo indeterminado, mas fortemente influenciado pela dinâmica do grupo: no trabalho do grupo sobre si estão em jogo sua autolimitação, suas ilusões e sua obra.

Palavras-chave : Psicologia social; Organização; Economia solidária; Autogestão; Eugène Enriquez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )