SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FERNANDEZ-FERNANDEZ, Daniel. A patologização do desejo: anotações críticas sobre a coerção da identidade e do prazer. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.24, pp. 195-210. ISSN 2175-1390.

O presente artigo procura determinar as principais propriedades teóricas e práticas derivadas do discurso patológico contemporâneo, associado ao dispositivo do "fazer psi", assim como suas concomitantes consequências para a sociedade. Neste sentido, se faz uma reflexão dos eixos essenciais que estruturam a seção de "transtornos sexuais" do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-IV-TR), especificamente no que se refere à patologização das identidades não heterossexuais num termo amplo e as chamadas parafilias. Desta maneira, o propósito do presente artigo consiste em efetuar uma discussão a respeito do valor diagnóstico das categorias nosológicas atuais sobre a sexualidade, procurando assim desentranhar a lógica inerente a elas. Tal lógica busca regular o desejo e padronizar o prazer de forma às vezes sub-reptícia, mas muito persistente.

Palavras-chave : Dispositivo Psi; DSM; Transfobia; Parafilias; Patologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )