SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24Acerca de las reXistências"Fundo Nacional do Idoso" y las políticas de dirección de la población brasileña envejecida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

MAYORGA, Claudia  y  SOUZA, Luciana Maria de. Ação afirmativa na universidade: a permanência em foco. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.24, pp. 263-281. ISSN 2175-1390.

Este artigo propõe discorrer acerca das políticas de ação afirmativa na universidade pública brasileira, analisando, de forma central, as políticas de permanência, já que o debate sobre democratização do acesso tem sido tema privilegiado na discussão sobre cotas sociais e raciais na universidade. Tal centralidade não deixa de reconhecer que a importância do debate sobre as ações afirmativas como política de democratização do acesso ao ensino superior, bem como aos espaços de trabalho, permanece, já que é marcado por inúmeras controvérsias e posições muito distintas. Contudo, identifica que muitas das oposições realizadas às ações afirmativas na universidade colocam como problema de sua implementação os percalços que poderão marcar as trajetórias acadêmicas dos estudantes contemplados pelas políticas de cotas, bem como a queda da qualidade do ensino superior, compreendida por muitos como um risco decorrente da democratização do acesso através dessas políticas. Após uma breve contextualização das ações afirmativas no Brasil, avalia aspectos das trajetórias de estudantes negros e de classes populares na universidade pública e, em seguida, apresenta elementos considerados relevantes para elaboração de uma política de permanência bem-sucedida desses estudantes no ensino superior, que supere lógicas assistencialistas e economicistas e caminhe no sentido da promoção de justiça social.

Palabras clave : Ação afirmativa; Permanência; Universidade; Trajetórias; Cotas raciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )