SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue24Politics of memory X politics of oblivion: possibilities of deconstruction of the colonial matrixEnemy construction after 9/11: aggressor identity effect on the representation of terrorism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

GONTIJO, Daniela Cabral  and  PEREIRA, Ondina Pena. Direito à vida sem tortura: direitos humanos para humanos direitos?. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.24, pp. 313-327. ISSN 2175-1390.

Em pleno século XXI, a tortura sobrevive no Brasil de forma ampla e sistemática. Não é mero resquício da ditadura, ou exceção num "pico de criminalidade" como incitado pela mídia; pelo contrário, tem sido regra, um dos símbolos da perpetuação do terrorismo de Estado contra as classes subalternas, que se inscreve tanto na seletividade dos corpos torturáveis, quanto na história, mediante o discurso excepcionalista. Nesse sentido, aproxima-se do crime perfeito, que, na perspectiva de Baudrillard, expressa o banimento do real e a instauração da ordem do simulacro. Ao tomar como exemplo pesquisa realizada no Distrito Federal em 2004, este artigo busca entender como a opinião pública sobre a tortura participa deste cenário criminoso, ou seja, a forma pela qual os sujeitos se inscrevem sutilmente nessa ordem dos simulacros na qual a razão cínica se estabelece. É dessa forma que se imbricam as dimensões política e psicológica desse cenário, no qual a maior ameaça é o discurso da inevitabilidade.

Keywords : Tortura; Crime perfeito; Razão cínica; Classes subalternas; Direitos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )