SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24Direito à vida sem tortura: direitos humanos para humanos direitos?Participação dos núcleos de defesa civil do município de Vitória na gestão de desastres naturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PASSINI, Stefano; PALARETI, Laura  e  BATTISTELLI, Piergiorgio. Construção do inimigo após o 11 de setembro: os efeitos da identidade do agressor na representação do terrorismo. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.24, pp. 329-344. ISSN 2175-1390.

No momento da pesquisa, haviam registros diários na mídia sobre ações terroristas. O que de fato caracteriza um ato como sendo terrorista? A partir de uma perspectiva psicossocial, uma noção ambígua de terrorismo pode legitimar a diferenciação de pertencimento ou não ao grupo, que afeta as relações intergrupais. O objetivo dessa pesquisa é entender ao que as pessoas se referem quando falam sobre terrorismo e estudar a influência das diferentes variáveis na interpretação de algumas ações como guerras ou atos terroristas. Resultados de uma amostra de 251 estudantes universitários confirmam que o critério básico para a avaliação destes atos é encontrado na distinção entre alvos civis ou militares (efeito alvo). No entanto, alguns participantes também usaram um critério baseado na identidade étnicacultural do agressor (efeito ator).

Palavras-chave : Terrorismo; Etnocentrismo; Relações integrupais; Postura política; Desigualdade social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )