SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número24Construcción del enemigo después del 11 de setiembre: los efectos de la indentidad del agresor en la representación del terrorismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

LUGON, André Pimentel  y  PALASSI, Marcia Prezotti. Participação dos núcleos de defesa civil do município de Vitória na gestão de desastres naturais. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.24, pp. 345-361. ISSN 2175-1390.

Este artigo analisa a participação das comunidades do Município de Vitória-Espírito Santo-Brasil nas ações de Defesa Civil diante de desastres naturais nas regiões onde estão instalados os Núcleos de Defesa Civil (NUDECs). Utiliza a pesquisa qualitativa, adotando a entrevista aberta com seis mobilizadores, voluntários dos NUDECs, em 2011. Na interpretação dos dados, emprega a análise de conteúdo (Bardin, 2008) e o modelo analítico para estudos da consciência política de Sandoval (2001). Os resultados revelam que a participação é gerada pela consciência da realidade social em que os mobilizadores estão inseridos, vislumbrando ações para alterar o rumo de suas vidas. A participação nos NUDECs é consequência da formação da consciência política que também é alterada durante a participação em movimentos sociais na comunidade e no NUDEC. Conclui que a cultura política dos mobilizadores se transforma à medida que buscam solução para as necessidades e satisfação de demandas através das ações coletivas.

Palabras clave : Consciência política; Participação comunitária; Gestão de desastres naturais; Defesa civil; Estudos organizacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )