SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Psicologia Política na Colômbia: revisão de acontecimentos fundantes e históricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SILVA, Alessandro Soares da. A Psicologia Política no Brasil: lembranças e percursos sobre a constituição de um campo interdisciplinar. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 409-426. ISSN 1519-549X.

A Psicologia Política é um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar e que possui seu desenvolvimento histórico pouco investigado. Essa realidade faz com que muitos dos sentidos possíveis para ela sejam ainda um desafio investigativo e, do ponto de vista da filosofia e da história do conhecimento, urgem pesquisas que ajudem a pensar as relações entre passado, presente e futuro da mesma. Portanto, neste artigo nossa intenção é contribuir, sem esgotar, para o aclaramento dessa situação. Particularmente no Brasil, podemos dizer que são muitas as questões a serem investigadas. Assim, por esse motivo procuramos incursionar no universo das obras de Victor de Britto e de Oliveira Vianna, autores do princípio do século XX e no desenvolvimento institucional do campo a partir dos anos de 1980. Nesse sentido, o presente texto serve como um mapa geral dos caminhos da Psicologia Política brasileira e das diversas possibilidades de pesquisa que ainda precisam ser enfrentadas pela comunidade acadêmica.

Palavras-chave : Psicologia Política; História da Psicologia Política; Victor de Britto; Oliveira Vianna; ABPP.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License