SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue25Political Psychology in Colombia: a review of foundational and historical eventsFrom a social psychology of political issues to the development of political psychology in Peru author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

SANDOVAL, Juan; HATIBOVIC, Fuad  and  CARDENAS, Manuel. A Psicologia Política como momento da Psicologia Social no Chile: deslocamentos conceituais e temáticos. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 443-463. ISSN 1519-549X.

O artigo propõe entender a psicologia política como um momento da psicologia social, que se articula de maneira diferente com as dimensões da "política e o político" a partir das mudanças históricas da sociedade e dos teóricos da disciplina. Esta perspectiva permite observar como boa parte da pesquisa psicossocial não tem sido incluída nas definições tradicionais da psicologia política, mesmo quando se refere a fenômenos políticos ou sociais. Com base neste enfoque, os autores oferecem um panorama dos tópicos da pesquisa psicossocial desenvolvidos atualmente no Chile, bem como uma identificação dos deslocamentos temáticos produzidos no interior de cada um dos núcleos temáticos expostos.

Keywords : Psicologia social; Psicologia política; Político; Política; Chile.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License