SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Psicologia Política na Colômbia: revisão de acontecimentos fundantes e históricosDe uma psicologia social dos fenômenos políticos ao desenvolvimento de uma psicologia política no Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SANDOVAL, Juan; HATIBOVIC, Fuad  e  CARDENAS, Manuel. A Psicologia Política como momento da Psicologia Social no Chile: deslocamentos conceituais e temáticos. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 443-463. ISSN 1519-549X.

O artigo propõe entender a psicologia política como um momento da psicologia social, que se articula de maneira diferente com as dimensões da "política e o político" a partir das mudanças históricas da sociedade e dos teóricos da disciplina. Esta perspectiva permite observar como boa parte da pesquisa psicossocial não tem sido incluída nas definições tradicionais da psicologia política, mesmo quando se refere a fenômenos políticos ou sociais. Com base neste enfoque, os autores oferecem um panorama dos tópicos da pesquisa psicossocial desenvolvidos atualmente no Chile, bem como uma identificação dos deslocamentos temáticos produzidos no interior de cada um dos núcleos temáticos expostos.

Palavras-chave : Psicologia social; Psicologia política; Político; Política; Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License