SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25A Psicologia Política como momento da Psicologia Social no Chile: deslocamentos conceituais e temáticosPsicologia Política no México: aportes curriculares para um campo de formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

ESPINOSA, Agustín; MARIA CUETO, Rosa  e  SCHMITZ, Mathias. De uma psicologia social dos fenômenos políticos ao desenvolvimento de uma psicologia política no Peru. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 465-479. ISSN 1519-549X.

O presente artigo busca oferecer uma perspectiva geral do surgimento e desenvolvimento da psicologia política no Peru. Para isso, fizemos uma revisão de suas principais linhas de investigação, identificando-se cinco temáticas que receberam maior atenção e difusão: (1) Processos de formação da identidade nacional, (2) Análise das dinâmicas inter-grupais num país socialmente diverso, com ênfase nos estereótipos, preconceitos e discriminação, (3) Processos de recuperação da memória coletiva com ênfase nos processos de violência política e social e suas consequências psicossociais, (4) Processos de participação social e ação coletiva, (5) Análise da ideologia política, seus conteúdos, estrutura e relação com distintos processos psicológicos e sociais. Apesar de suas limitações, a revisão proposta supõe um primeiro olhar na produção psicológica vinculada a fenômenos políticos locais e propõe a pertinência e necessidade de fortalecer a disciplina no Peru.

Palavras-chave : Psicologia Política no Peru; Identidade Nacional; Relações Intergrupais; Memória Coletiva da Violência; Ideologia Política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License