SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue25Political Psychology in Mexico: curricular guides for a professional field(In)Visibility of Political Psychology in Venezuela author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

FERNANDES-JESUS, Maria; FERREIRA, Pedro D.  and  MENEZES, Isabel. Psicologia Política em Portugal: a importância de cruzar fronteiras. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 509-530. ISSN 1519-549X.

Neste artigo assumimos uma conceção ampla da psicologia política que reconhece o seu pluralismo disciplinar, teórico e metodológico. Os contributos analisados provêm de diversas áreas das ciências sociais, ora porque assumem a interface entre a psicologia e a política, ora porque reconhecem o papel do poder, da participação e da opressão nos processos de produção de marginalização, empoderamento e transformação social. As investigações são apresentadas em torno de quatro temas principais: (i) ideologia, valores e atitudes; (ii) cultura cívica, capital social e comportamento eleitoral; (iii) o poder como produtor de realidades sociais e espaços de marginalidade, e (iv) participação cívica e política, empoderamento e transformação social. Apesar de a institucionalização e disseminação da Psicologia Política em Portugal ser ainda moderada, são várias as investigações que enfatizam a saliência da relação entre a psicologia e a política, incluindo os fatores que predizem e medeiam o impacto a/da participação cívica e política.

Keywords : Ideologia; Valores; Poder; Participação; Empoderamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License