SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Psicologia Política no México: aportes curriculares para um campo de formação profissional(In)Visibilidade da Psicologia Política na Venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

FERNANDES-JESUS, Maria; FERREIRA, Pedro D.  e  MENEZES, Isabel. Psicologia Política em Portugal: a importância de cruzar fronteiras. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 509-530. ISSN 1519-549X.

Neste artigo assumimos uma conceção ampla da psicologia política que reconhece o seu pluralismo disciplinar, teórico e metodológico. Os contributos analisados provêm de diversas áreas das ciências sociais, ora porque assumem a interface entre a psicologia e a política, ora porque reconhecem o papel do poder, da participação e da opressão nos processos de produção de marginalização, empoderamento e transformação social. As investigações são apresentadas em torno de quatro temas principais: (i) ideologia, valores e atitudes; (ii) cultura cívica, capital social e comportamento eleitoral; (iii) o poder como produtor de realidades sociais e espaços de marginalidade, e (iv) participação cívica e política, empoderamento e transformação social. Apesar de a institucionalização e disseminação da Psicologia Política em Portugal ser ainda moderada, são várias as investigações que enfatizam a saliência da relação entre a psicologia e a política, incluindo os fatores que predizem e medeiam o impacto a/da participação cívica e política.

Palavras-chave : Ideologia; Valores; Poder; Participação; Empoderamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License