SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Psicologia Política em Portugal: a importância de cruzar fronteirasTeorias dos movimentos sociais e psicologia política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

ACOSTA, Yorelis J.. (In)Visibilidade da Psicologia Política na Venezuela. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 531-548. ISSN 1519-549X.

O objetivo deste artigo é descrever a origem e desenvolvimento da psicologia política na Venezuela com base em critérios estruturais (institucionalização da área) e académicos (temas, teorias e métodos de pesquisa). A partir da definição de psicologia política como a interação entre os fenómenos e processos políticos e fenómenos psicológicos, coligiu-se informação académica do país desde os anos 60, quando surgiram os primeiros trabalhos, até 2011. Isto foi atingido utilizando fontes vivas (entrevistas com psicólogos no ativo) e verificação bibliográfica das universidades onde se ministram cursos de licenciatura e pósgraduação em psicologia, recorreram, ainda, a publicações em revistas, textos, teses de pósgraduação e resumos de apresentações em congressos científicos.

Palavras-chave : História; Psicologia; Política; Psicologia Política; Venezuela.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License