SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25(In)Visibilidade da Psicologia Política na VenezuelaA Mudança Social no Contexto de uma Pluralidade de Sujeitos Políticos: contribuições teóricas de Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Slavoj Zizek para a Psicologia Política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

CORREA, Felipe  e  ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. Teorias dos movimentos sociais e psicologia política. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 549-570. ISSN 1519-549X.

O artigo relaciona a Psicologia Política com as teorias dos movimentos sociais. Discute distintas teorias dos movimentos sociais: os primeiros tempos e as abordagens "psicológicas", a abordagem estrutural da Teoria da Mobilização de Recursos, a ênfase da cultura e da ideologia na Teoria dos Novos Movimentos Sociais, a mobilização política e a busca da esfera cultural/ideológica da Teoria do Processo Político, a busca de avanço com a Teoria do Confronto Político. Partindo de uma definição da Psicologia Política como campo interdisciplinar de estudos do poder e dos movimentos sociais como atores políticos relevantes, centrais nas relações de poder contemporâneas, o argumento fundamental do artigo é que, por sua abordagem relacional das três esferas sociais (econômica, política/jurídica/militar e cultural/ideológica), por sua interdisciplinaridade e por conseguir conciliar elementos racionais/objetivos e emocionais/subjetivos, estrutura social e ação humana, abordagens macro e microssociais, a Psicologia Política oferece elementos para que se afirme sua relevância na compreensão adequada dos movimentos sociais.

Palavras-chave : Psicologia Política; Movimentos Sociais; Teoria dos Movimentos Sociais; Poder; Interdependência das Esferas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License