SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Teorias dos movimentos sociais e psicologia políticaDimensões do Autoritarismo: uma análise da escala de autoritarismo de direita (RWA) em uma amostra de estudantes universitários na Cidade de Buenos Aires índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

COSTA, Frederico. A Mudança Social no Contexto de uma Pluralidade de Sujeitos Políticos: contribuições teóricas de Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Slavoj Zizek para a Psicologia Política. Rev. psicol. polít. [online]. 2012, vol.12, n.25, pp. 571-590. ISSN 1519-549X.

Concebendo a psicologia política como um campo de fronteiras disciplinares propomos debater a noção de mudança social a partir das contribuições teóricas de Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Slavoj Zizek. Compreendemos que as condições histórico-políticas contemporâneas, caracterizadas pela crítica a teorias totalizantes, pela politização de diferentes formas de hierarquias sociais e emergência de uma pluralidade de sujeitos políticos têm acarretado na necessidade das ciências humanas repensarem conceitos importantes para análise da mudança social como emancipação, direitos, sujeito, político, política; bem como (re)construção de estratégias políticas capazes de promover sociedades democráticas comprometidas com a promoção de justiça social. Deste modo, discutimos neste trabalho como pensar a mudança social, na busca de se construir sociedades mais justas e igualitárias, num contexto histórico contemporâneo marcado pela pluralidade de sujeitos políticos.

Palavras-chave : Teoria democrática; Mudança social; Emancipação; Hegemonia; Pluralidade de sujeitos políticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License