SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Sexualidade, raças impuras e controle religioso na colômbia colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MANDELBAUM, Belinda Piltcher Haber. Entre o outro e o mesmo: sobre ética e violência nas relações. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 15-23. ISSN 1519-549X.

A autora apresenta algumas contribuições da Psicanálise para o debate sobre os temas da alteridade e do reconhecimento. Parte das concepções de transferência e identificação, tais como definidas por Freud, para pensar os processos de constituição de si e do outro. Estes processos são também pensados a partir da proposição de Winnicott de que a noção de si mesmo e do outro se instaura com a percepção, por parte do bebê, da mãe como separada dele; e a partir das considerações de Melanie Klein sobre o trabalho psíquico suscitado pela ambivalência de sentimentos mobilizados na relação com o outro. Finaliza com as considerações de Levinas de que o outro é, por definição, o que escapa ao nosso conhecimento e nos faz uma demanda que não é de conhecê-lo, mas de responsabilidade para com ele. Trata-se de uma demanda ética necessária para o convívio da pluralidade, que é, para Hannah Arendt, condição para a vida política.

Palavras-chave : Ética; Alteridade; Reconhecimento; Psicanálise; Levinas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License