SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Entre o outro e o mesmo: sobre ética e violência nas relaçõesA instituição familiar e a relação humana de familialidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SIXIREI, Carlos. Sexualidade, raças impuras e controle religioso na colômbia colonial. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 25-36. ISSN 1519-549X.

O artigo busca fazer a análise do controle religioso exercido sobre o sexo inter-racial em uma sociedade colonizada: Colômbia. Neste contexto, a sexualidade, em suas diversas manifestações, se converteu durante o período colonial num fator muito importante. Era relevante tanto para a sociabilidade como para a integração e miscigenação que nunca pode ser controlado pela Igreja. Isso contribuiu de maneira decisiva a criar uma sociedade multiétnica e multicultural dividida em castas, porém não tão dividida a ponto para impedir fluidas relações entre todas elas em um dos escassos campos em que todas poderiam participar de uma maneira relativamente igualitária.

Palavras-chave : Sexo; Colonialismo; Religiosidade; Raça; Mulher.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License