SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26La institución familiar y la relación humana de familiaridadEstratégia de Supervivencia de los Gays en el Ambiente de Trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

MARTINS, Edna  y  GERALDO, Aparecida das Graças. A Influência da Família no Processo deEscolarização e Superação do Preconceito Racial: um estudo com universitários negros. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 55-73. ISSN 1519-549X.

Partindo de uma perspectiva qualitativa, este artigo discute a influência da família na trajetória de escolarização do aluno negro a partir de memórias de universitários negros. A análise dos relatos dos estudantes possibilita reflexões sobre a influência da família no rompimento da exclusão escolar, assim como no enfrentamento da discriminação racial ocorrida nas interações do aluno negro no interior da escola. A pesquisa também oferece elementos que podem contribuir para a discussão das relações étnico-raciais no questionamento de situações de humilhação e racismo omitidas e silenciadas pela escola e família.

Palabras clave : Família; Discriminação; Relações étnico-raciais; Preconceito; Escolarização.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License