SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26A Influência da Família no Processo deEscolarização e Superação do Preconceito Racial: um estudo com universitários negrosViolência simbólica nas trajetórias profissionais de homens gays de Juiz de Fora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

IRIGARAY, Helio Arthur  e  FREITAS, Maria Ester. Estratégia de Sobrevivência dos Gays no Ambiente de Trabalho. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 75-92. ISSN 1519-549X.

No bojo da discussão sobre diversidade no ambiente de trabalho propomos como o objetivo deste estudo verificar quais estratégias de sobrevivência os indivíduos homo e bissexuais se valem para sobreviver num ambiente de trabalho heterocêntrico. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa de campo com empregados do sexo masculino, que admitiram ter comportamento homo ou bissexual, trabalhadores de e que trabalham em grandes e médias empresas, nacionais e multinacionais, localizadas nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Observou-se a existência de três possíveis posturas quanto à identidade social: "totalmente assumidos", "parcialmente assumidos" ou "não assumidos". Posteriormente, foram detectadas diferentes estratégias em função das referidas posturas: "gladiadores", "pacificadores", "gente boa", "super homens", "machões", "sedutores" ou "invisíveis".

Palavras-chave : Estratégia; Homofobia; Heterocentismo; Estigma; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License