SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Estratégia de Sobrevivência dos Gays no Ambiente de TrabalhoO dispositivo "saúde de mulheres lésbicas": (in)visibilidade e direitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

CAPRONI NETO, Henrique Luiz  e  SARAIVA, Luiz Alex Silva. Violência simbólica nas trajetórias profissionais de homens gays de Juiz de Fora. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 93-110. ISSN 1519-549X.

O presente artigo destina-se a analisar as violências de caráter simbólico vivenciadas por homossexuais masculinos de Juiz de Fora, com destaque para o âmbito profissional. Recuperamos trabalhos que tratam da construção da homossexualidade, do homossexual masculino no trabalho, da violência simbólica e sua relação as homossexualidades. Entrevistamos seis homossexuais masculinos por meio da técnica de história oral. Tratamos os dados por meio da análise de conteúdo qualitativa temática considerando duas categorias: violência em caráter amplo e violência e trabalho. De modo geral, as manifestações de violência simbólica abrangem uma visão negativa sobre os não heterossexuais, estereótipos e a não aceitação. No trabalho, tais manifestações também se apresentam por meio da internalização do ponto de vista heteronomativo, exclusão e desqualificação do homossexual.

Palavras-chave : Homossexualidade; Trabalho; Violência simbólica; Heteronormatividade; Exclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License