SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Violência simbólica nas trajetórias profissionais de homens gays de Juiz de ForaSubjetividade no aconselhamento em HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

CARVALHO, Cintia Sousa; CALDERARO, Fernanda  e  SOUZA, Solange Jobin e. O dispositivo "saúde de mulheres lésbicas": (in)visibilidade e direitos. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 111-127. ISSN 1519-549X.

Este artigo tem por objetivo analisar documentos científicos e políticas de saúde direcionadas para mulheres lésbicas. Historicamente essas mulheres não têm recebido a devida atenção das políticas de promoção de direitos. Recentemente, no Brasil, a mudança deste cenário tem se dado com o aumento das pesquisas sobre sexualidade, e das políticas públicas que abordam os problemas da saúde destas mulheres. Entretanto, tais documentos devem ser avaliados de modo crítico, uma vez que ainda não consideram, de fato, as especificidades das experiências sexuais das mulheres lésbicas, reforçando dispositivos de apagamento e sujeição.

Palavras-chave : Saúde; lésbicas; direitos; sexualidade; invisibilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License