SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26Subjectivity in HIV/Aids CounselingNational identity and interpersonal relationship in a culture where the norm is the transgression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

WANDERER, Aline  and  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Adultos com deficiência na psicologia: desafios para uma investigação psicológica politicamente consciente. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 147-164. ISSN 1519-549X.

Este trabalho objetiva investigar como os adultos com deficiência vêm sendo abordados pela psicologia do desenvolvimento adulto. Parte de análise sobre as concepções de desenvolvimento humano que embasam a área e considera algumas de suas principais linhas de pesquisa. Revisa literatura na psicologia e disciplinas afins em que adultos com deficiência são incluídos nos delineamentos de pesquisa e analisa a presença de temas transversais como exclusão social, pobreza e violência. Conclui refletindo criticamente sobre a importância de uma produção acadêmica alinhada com as concepções de uma psicologia política comprometida com a transformação social, em que pesquisadores reconheçam os pressupostos ideológico-políticos que embasam suas escolhas teóricometodológicas, visando um compromisso ético com mudanças sociais tendentes à efetiva inclusão das pessoas com deficiência.

Keywords : Adultos com deficiência; Psicologia do desenvolvimento adulto; Inclusão social; Escolhas teórico-metodológicas; Psicologia política.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License